Modelação/Demodulação

Modelação

A modulação é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora. A modulação também é um processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada em ondas eletromagnéticas, ou seja, o transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.

 

 

 

 

Modulação em Amplitude ou simplesmente AM , é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes.

 

 

 

Modulação em Fase (ou PM - Phase Modulation) é um tipo de modulação analógica que se baseia na alteração da fase da portadora de acordo com o sinal modulador (mensagem). Usada para transmissão de dados.

 

 

Demodulação

A demodulação é um processo que nos permite reverter o processo da modulação, que também pode ser chamado de detecção, envolve dispositivos eletrônicos, chamados modems, encarregados de detectar a onda portadora modulada e extrair dela o sinal modulante.

 

No processo da demodulação para sinais digitais, a forma de onda não é importante pois ela já é conhecida, mas o problema se resume a determinar se o pulso está presente ou ausente, portanto, o ruído do canal não tem influência nesse sentido, mas o ruído do canal poderá causar certos erros nas decisões, ou seja, a decisão na detecção pode ser facilitada com a passagem do sinal através de filtros que reforçam o sinal útil e suprimem o ruído ao mesmo tempo. Isso permite melhorar muito a relação sinal/ruído reduzindo a possibilidade de erro.

 

 

Multiplexagem: A multiplexagem representa um optimização da infraestrutura física das redes, ou seja, a informação é enviada através da modulação de uma onda portadora esta através de um simples cabo que pode transportar múltiplos canais de informação( multiplexagem - voz dados,video) neste caso dizemos que a transmissão e feito em broadband (1 cabo=) vários canais e já em baseband, onde só seria possivel ter um canal, pois neste caso toda a largura de banda estaria ocupada pelo mesmo.

 

Exemplo: O acesso ADSL, neste caso os sinais de voze de dados circulam pelo mesmo cabo de cobre.

 

 

 

 

 

Onda Portadora:  é uma onda electromagnética de alta frequência e amplitude constante .

 

modos de transmissão : em sistemas digitais a transferência de dados, ou seja os sinais eléctricos, mais concretamente mente os bits são enviados segundo dois modos: em serie e paralelo.

 

Paralelo: são transmitidos vários bits em simultaneo, e antigamente era muito utilizado nas impressoras, mas em desuso, pois exige, cabos com maior serie de fios condutores e por isso sao mais caros e para alem disso as transmissões colocam-se em sincronizaçao na receção.

 

 

 

Série: na transmissão de bits em série, representam-se os bits por impulsos rectangulares em que o valor '1' corresponde a um certo nível de tensão eléctrica e o valor '0' a um outro nível, sendo estes definidos pela norma utilizada,ou seja,quando não há transmissão em curso, no estado de repouso, o fio que liga os dispositivos está num dado nível, dito o estado idle, correspondente ao valor '1'.

Assim, para ser possível distinguir o valor do primeiro bit, quando um dispositivo começa a enviar, tem-se por convenção, o envio de um primeiro bit de controlo, dito o bit de Start, que indica o início de uma transmissão.

 

 

 

Broadband:

O Broadband é caracterizada atravéz de um meio de transmissão e da sua capacidade para transportar múltiplos sinais e tipos de tráfego simultaneamente, ou seja, meio pode ser coaxial , fibra óptica , par trançado ou sem fio .

 

Baseband:Em contraste, a banda de base descreve um sistema de comunicação em que a informação é transportado através de um único canal.