Grandezas e Medidas

As grandezas e medidas servem para medir a capacidade de um sistema de comunicação, ou seja, quantificar o nº de bits que podemos transferir numa unidade de tempo, e a velocidade, está directamente relacionada com os equipamentos e com o canal de transmissão de dados, ou seja, cada troço de rede terá as suas características especificas, associadas a esta matéria.

 

 

 

Decíbel:O decíbel (DB) é uma medida, entre duas quantidades, sendo usada para uma grande variedade de medições em acústica, física e eletrônica, ou seja o decibel também é muito usado na medida da intensidade de sons, mas também para descrever todos os sinais da rede, sejam ondas de voltagem em cobre, impulsos ópticos em fibra ou microondas (wireless). O Decíbel também consegue medir a perda de atenuação ou o ganho de amplificação, de potência de uma onda.

 

 

 

Largura de banda: A largura de banda é a medida da faixa de frequência, em hertz, de um sistema ou sinal, e é medida através de uma rede em bits. A largura de banda é definida como a diferença entre a frequência mais alta e mais baixa que o canal pode transmitir.

 

 

 

Throghtput: O Throughput é a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo,ou seja, referes se à quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede. O throughput também é útil para ser traduzido como a taxa de transferência efectiva de um sistema. Exemplo: uma rede de Routers.

 

 

 

Bit rate:O bit rate é medido em 'bits por segundo' (bps), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo , como kbps, Mbps, Gbps, etc.. Com o bit rate podemos fazer a analogia a um conta-quilómetros,ou seja para conseguirmos ver a velocidade naquele instante). A taxa de transmissão depende de dois fatores: o meio de transmissão utilizado (tipo e comprimento do cabo) e o tráfego na rede (quantos mais computadores estiverem, num determinado momento, em comunicação, mais lento será o transporte dos bits, logo, mais baixa será a taxa de transmissão.

 

A professora não vai acertar em nada

Questionário à professora: