Classificações das redes de dados
- Cabos de pares trançado: é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências electromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, crosstalk) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído é cancelado.
- Cabos coaxiais: Consiste em um condutor de cobre central, uma camada de isolamento flexível, uma blindagem com uma malha metálica e uma cobertura externa
Cabos de fibra óptica:
- Monomodo: possui um núcleo de diâmetro bem menor e trabalha com o laser modulado em outros comprimentos de onda (janelas). Os activos de rede para este tipo de fibra são mais caros, em compensação elas não tem as mesmas limitações de velocidade e distância das fibras Multimodo
- Multimodo: Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas).Tem maior diâmetro, o que facilita o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores, ou seja, é muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implantação pois a longa distância tem muita perda.
Wireless:
- Ondas de rádio: Neste tipo de transmissão utilizamos varias características físicas que as ondas de rádio podem oferecer, ou seja, elas são mais fáceis de serem geradas, atravessam paredes, contornam objectos, são reflectidas pela atmosfera e percorrem longas distâncias e também é muito útil quando se quer construir uma rede em regiões onde esticar cabos, que é a coisa mais complicada, como em uma cidade cheia de prédios, ou dentro de um prédio ou em regiões montanhosas.
- Infravermelhos: As ondas infravermelhas são largamente utilizadas em controlos remotos, por exemplo: - Uma característica importante desta onda é que ela não pode atravessar objectos sólidos, ou seja, assim pode-se construir LANs mais seguras contra espionagem electrónica, e contudo, essas transmissões estão limitadas a cerca de 30 metros, e possui largura de banda de até cerca de 30Mbps
- Laser: É um tipo de tecnologia de transmissão digital, cobre distâncias pequenas até 2 Km e geralmente é utilizada quando as outras formas de transmissão são inviáveis, ou seja, o sistema que utiliza essa tecnologia terá que possuir dois módulos compostos por um transmissor e um fotodetector de laser.
O laser utilizado em transmissões não é visível ao olho humano e pode sofrer interferências quando utilizado em ambiente externo ou quando a distância na comunicação for muito grande e o seu custo de transmissões a laser não é caro, e possui a vantagem de ser rápido e seguro, pois a transmissão é feita em linha recta.